Técnico em Segurança do Trabalho

Duração total do curso: 3 semestres. (18 meses)

O Curso de Segurança do Trabalho tem aulas teóricas e você pode acompanhar de acordo com sua rotina. A FAG – Fundação de Educação Profissional e Tecnológica é dinâmica e personalizada para o melhor desempenho dos nossos alunos. As aulas serão presenciais para que o aluno possa vivenciar a prática que o Curso Técnico exige.

Parte superior do formulário

Descrição

A FAG – Fundação de Educação Profissional e Tecnológica pretende ofertar o Curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade presencial, mantendo-se a qualidade do curso, formando profissionais aptos a atuar no levantamento das condições ambientais identificando seus riscos e gravidade desenvolvendo projetos para sua neutralidade, analisar as causas dos acidentes de trabalho e suas consequências.

Além das investigações e inspeções de segurança, planejar e executar as campanhas prevencionistas sobre segurança do trabalho, analisar junto à CIPA o mapeamento de risco dando soluções para os casos encontrados, avaliar o desempenho dos empregados e da eventual necessidade de treinamento ou outro tipo de instrução, desenvolver o mapeamento estatístico da taxa de frequência e gravidade, interpretar projetos de edificações, de combate a incêndio e desenhos de máquinas e equipamentos em geral.

Apresentação

O Técnico de Segurança do Trabalho encontra ampla inserção no mercado, podendo compartilhar equipe multidisciplinar voltada à promoção da segurança e saúde nos ambientes de trabalho, participando ativamente do controle e diminuição de fatores de riscos que possam comprometer a saúde e a produtividade. Para atingir esse objetivo, é necessária uma formação profissional sólida e qualificada. Os Técnicos em Segurança do Trabalho devem adquirir e desenvolver no curso conhecimentos e habilidades relacionados à produção de bens e serviços, além de vislumbrar o trabalho como princípio educativo, associado às ideias de autonomia e autovalorização.

Perfil Profissional

Conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Técnico em Segurança do Trabalho, analisa os métodos e os processos laborais, identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos, elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa, promove programas, eventos e capacitações, divulga normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional, indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio, levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas, produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Área de Atuação:

  • Atuar em levantamento das condições ambientais identificando seus riscos e gravidade desenvolvendo projetos para sua neutralidade;
  • Analisar as causas dos acidentes de trabalho e suas consequências, além das investigações e inspeções de segurança;
  • Planejar e executar as campanhas prevencionistas sobre segurança do trabalho.
  • Analisar junto à CIPA o mapeamento de risco dando soluções para os casos encontrados;
  • Avaliação do desempenho dos empregados e da eventual necessidade de treinamento ou outro tipo de instrução;
  • Executar o mapeamento estatístico da taxa de frequência e gravidade;
  • Orientar ações prevencionistas com base na Legislação e Normas Regulamentares pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Interpretar projetos de edificações, de combate a incêndio e desenhos de máquinas e equipamentos em geral.
  •  

Metodologia de ensino

Cursos Técnico presencial, o ensino será desenvolvido em:

Estudos Presenciais: São aulas que constam de práticas, revisão dos conteúdos estudados, atividades avaliativas, estudos de casos, exercícios e avaliações da aprendizagem, orientados pelo Professor-Tutor Presencial de cada componente curricular.

Os calendários, contendo as datas que serão divulgados com antecedência para a comunidade estudantil.

Objetivos importantes das aulas presenciais:

a) ampliar e aprofundar os temas em estudo;

b) oportunizar a troca de experiências entre os participantes;

c) realização de práticas e oficinas;

d) aprofundar a observação como processo avaliativo.

Certificado

Tão importante quanto escolher sua profissão é verificar se o curso pelo qual você optou é reconhecido pelo FAG/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO/ PRONATEC – MEC. Nossa certificação é segura, onde cada certificado técnico possui código de registro único e intransferível, possibilitando sua conferência de legalidade, possuindo rastreabilidade nacional através do site http://sistec.mec.gov.br

Skip to content